domingo, 6 de junho de 2021

 

IVAN LINS

(Esta crônica vai ser publicada no livro Histórias que ninguém iria contar)



    No tempo do Partidão não existia o Fundo Partidário como hoje e tínhamos que nos virar com as magras contribuições individuais dos militantes e simpatizantes ou de campanhas eventuais. Eis porque nossos secretários de finanças tinha que ser duros na guarda dos parcos recursos. Nesse aspecto, ficou famoso o Ascário Nantes, nosso mais longevo tesoureiro. Ficou com a injusta fama de mão de vaca.

  Na campanha eleitoral de 1982, lançamos dois candidatos a vereador: Marcelo Martins e Fausto Matto Grosso. A juventude do Partido assumiu a campanha do primeiro. No seu esforço de criatividade resolveu promover um show com o cantor Ivan Lins. Embora no início da sua carreira, o cantor já fazia grande sucesso nacional. Para levar o evento à prática precisava um capital inicial, ou seja, enfrentar o Secretário de Finança, tarefa reconhecidamente difícil.

  Formada uma comissão de jovens, estes se dirigiram ao encarregado de finanças, apresentando o projeto: um show na quadra da UCE, que poderia alavancar a finança de campanha. Nantes foi duro na negociação: quem é esse Ivan Lins, nunca ouvi falar. Diante da insistência dos jovens, perguntou qual a musica conhecida do cantor. Na linha de frente da comissão assumiu uma jovem companheira respondendo que a música mais famosa era Madalena. Nantes retorquiu: não conheço, canta um pedaço da musica. Não tendo saída a jovem, envergonhadamente,  começou a cantar “Oh Ma! Oh Madá! Oh Madalê Lê Lê Lê Lê Lena!...”. O resultado foi que os jovens conseguiram o crédito para o investimento inicial para o evento. A jovem veio a se transformar depois em uma importante e respeitada professora.

  Quanto ao evento, cuidadosamente preparado, foi um fracasso completo. Mesmo tendo ampla divulgação, apareceram apenas uns gatos pingados, pois na noite marcada houve uma tempestade que parou a cidade.  O caixa da campanha de Marcelo começou com déficit financeiro. Esse episódio confirma a máxima de que bom tesoureiro é aquele que sabe dizer não.

Fausto Matto Grosso

3 comentários:

Unknown disse...

He he. Acho q sei quem é a Professora.

Unknown disse...

Hahahhahah Adorei!! Tô até vendo o tesoureiro em ação!!😅

FAUSTO MATTO GROSSO disse...

É ela mesma