sábado, 1 de fevereiro de 2020


HISTÓRIAS DO QUEM SABE E DO TALVEZ
  Vivemos um tempo fantástico.     É o tempo da engenharia da manipulação genética, que constrói novas vidas; da engenharia cyborg, que fabrica artefatos para serem acoplados ao corpo humano; e também da engenharia da vida inorgânica que transfere nossos pensamentos e sentimentos para artefatos inorgânicos inteligentes, o que poderá levar o homem à eternidade.
   A propósito vou contar algumas histórias inocentes. Não se tratam de previsões, sim de possibilidades, coisas do quem sabe e do talvez.
  Primeira história. Dois amigos de faculdade se divertiam muito com jogos eletrônicos. Passaram-se os anos, e um deles apareceu no aniversário do outro, este já casado e com filhos. Levou-lhe de presente, o último lançamento de games de lutas virtuais, onde os jogadores sentiam estar vivendo dentro da história. Os adversários nos games eram uma heroína loira e um lutador oriental. Depois de algum tempo, “rolou um clima” entre os lutadores, que descobriram que era melhor fazer amor do que fazer a guerra. Viciaram-se nesse prazer. Surgiu então a crise de identidade sexual, entre dois amigos reais. O presenteado perdeu a esposa e filhos e viveu o resto da vida viciado no jogo sexual com o amigo.
  Segunda história. Buscar a alma gêmea sempre foi um desafio para as pessoas. Surgiu então uma maneira para resolver esse problema. As pessoas se matriculavam em um “programa”, e passavam a viver dentro de um imenso parque com moradias isoladas. O “Sistema” montava um sequencia de encontros românticos entre os participantes. Através de monitoramento eram medidas todas as emoções dos pares. Programados todos os rodízios, a inteligência artificial ia armazenando informações, até que todos os pares fossem mapeados em algoritmos. Grave problema acontece quando um par já se sentiu contemplado com a primeira relação e não consegue fugir do jogo maluco.
  Terceira história. O diagnóstico médico apresenta dificuldades quando o doente não consegue transmitir, exatamente, suas sensações. Um grande especialista conseguiu então ser escolhido para um implante que captava todas as sensações reais dos doentes. Passou a ser um sucesso que lhe rendeu muito prestígio e dinheiro. Com o passar do tempo, o médico viciou-se em sentir as dores dos pacientes. Tornou-se então um torturador e assassino cruel para alimentar o seu vício.
  Quarta história. Ele era um adolescente normal que foi filmado pela câmara do seu computador quando se comprometia diante de um site pornô. Passou então a ser chantageado, por ameaças anônimas, de divulgação da cena. O adolescente começou, então, a seguir ordens, formando uma quadrilha, juntos com várias pessoas que também se encontravam em situações idênticas. Foi orientado então, para que assaltasse um banco, durante o qual foi preso pela polícia. Afinal de contas se sentiu aliviado, pois foi protegido da sua vergonha.
  Quinta história. É cada vez maior o numero de curtidas – likes - feitas pelas pessoas. Surgiu então um software que facilitava esse mister. As pessoas começaram a passar, o tempo todo, pontuando o seu julgamento sobre outras pessoas. O “Sistema” acumulava o score de cada uma das pessoas que passaram, então, a serem julgadas e tinham seus direitos e deveres condicionados pela sua pontuação. Surgiu assim uma nova divisão da sociedade em castas de likes.
  Estas pequenas histórias de ficção exploram um futuro próximo, onde a natureza humana e a tecnologia podem entrar em perigosos conflitos. O inevitável avanço da tecnologia pode ser acompanhado de uma série de efeitos colaterais para uma sociedade, cada vez mais, dependente dos “espelhos negros” das telas das televisões, computadores, tabletes e smartphones.
  As historietas aqui contadas inspiram-se na série Black Mirow. O título do artigo usa palavras do discurso do ex-deputado Alencar Furtado, a respeito de viúvas e órfãos dos desaparecidos políticos, durante o Governo Geisel, que lhe valeu a cassação do mandato.

FAUSTO MATTO GROSSO
Engenheiro civil e professor aposentado da UFMS

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